Aqui Leva Links Google

Antigénio específico da próstata (PSA)

Prostate Specific Antigen Test (PSA)
 sangue

Normalmente contém uma pequena quantidade de antígeno prostático específico (PSA). PSA é uma proteína específica produzida pela próstata nos homens. PSA aumenta no sangue em caso de aumento da próstata, inflamação da próstata ou outras doenças. Também aumenta em caso de câncer de próstata. Exame de sangue detecta o nível de PSA. Como outros testes, aqui é possível resultados falso-positivos e falso-negativos. Às vezes, nos homens doentes com câncer de próstata este teste mostra resultado negativo, mas em homens com PSA elevado no diagnóstico horrível não é confirmada.

Para homens acima de 50 anos é recomendável se submeter a exame de toque retal eo teste de PSA. Homens com má herança deve fazer o exame em 45 anos. Quanto a isso, há uma outra opinião. Alguns especialistas dizem que não é necessariamente para examinar cada homem. Você deve discutir com seu médico a necessidade de exame apenas no caso quando você é 50 anos mais velhas ou houve casos de câncer de próstata em sua família.

Porque a conveniência de teste é brigado, você deve discutir com seu médico todos os seus riscos e vantagens.teste

PSA podem ser usados ​​para acompanhar o progresso de uma doença ou para definir a eficácia do tratamento escolhido.

PSA
preparação para o testeNão há necessidade de fazer uma preparação especial para o teste. Para evitar falsos resultados é melhor para realizar teste de PSA exatamente antes do exame de toque retal ou em dois dias ou mais depois dela.

Teste de desempenho

Para examinar PSA tiram uma amostra de sangue da veia. Quando a inserção da agulha que você pode sentir dor, mas ele não sente por muito tempo. Uma pequena dose de sangue é colhida em tubo e ele é enviado para laboratórios.

Duração

de
procedimentoColeta de sangue PSA leva 3-5 minutos.

resultado

Bad: o que fazer

Se PSA no sangue é alta, e quando alguma coisa exame retal suspeito não foi detectado, o médico pode pedir que você faça o teste novamente.

nível de PSA superior

4ng/ml significa probabilidade de 20-25% de câncer de próstata.

Se o nível de PSA é maior do que 10ng/ml então a probabilidade de câncer de próstata é 50%. Quanto mais alto nível de PSA no sangue é o mais superior é a ameaça de doenças oncológicas.

No entanto, o resultado do teste de PSA pode ser a evidência para estabelecer o diagnóstico de câncer. Nível de PSA podem aumentar quando a hiperplasia da próstata inocente. Além disso, pode aumentar devido a infecções, inflamações da próstata, e também após a biópsia e operações sobre próstata. Se o nível de PSA está acima do normal, é necessário submeter-se a ultra-sonografia transretal. Para detectar o câncer é necessário para fazer biópsia.

riscos teste de PSA
PSA teste em si não está ligado com o risco. Falso-positivo resultado desta análise faz passar por outros exames do paciente, e falso-negativos resultado complica o diagnóstico de câncer.

maioria dos homens acima de 40 anos o nível de PSA no sangue está abaixo 4ng/ml. Homens do lado direito de 40 anos devem ter nível de PSA não mais de 2,7 ng / ml.

 

Esta entrada foi publicada em Câncer de Próstata com as tags , , . ligação permanente.

Os comentários estão fechados